Política de Continuidade de Negócios

Última atualização: 27 de janeiro de 2024

1. Propósito

Assegurar a continuidade das operações da organização na eventualidade de uma interrupção prolongada dos recursos que dão suporte à realização dessas operações (equipamentos, sistemas de informação, instalações, pessoal e informações), provendo uma estrutura estratégica e operacional adequada para:

  • Melhorar a capacidade de recuperação de uma interrupção inesperada - mitigando os riscos de interrupções e diminuindo o tempo de resposta a possíveis incidentes.

  • Recuperar a operacionalidade - com base em um método sistemático para retorno em um tempo aceitável dos serviços críticos após um incidente.

  • Obter capacidade de gerenciar uma interrupção ao negócio - a fim de reduzir os impactos na operação, para assim proteger o negócio e sua reputação.

1.1. Escopo

Esta política de continuidade de negócios abrange os processos de negócio e as operações de infraestrutura tecnológica da Learnware Cloud Ltda, no que se refere as instalações, sistemas, equipamentos, processos e pessoas, promovendo possibilidades de retomada em tempo hábil e em nível aceitável para as atividades críticas do negócio, em caso de interrupção por falhas ou desastres significativos.

Esta política de continuidade de negócios (PCN) tem como base o escopo do sistema de gestão integrado (SGI) da Learnware Cloud.

A política de continuidade de negócios da Learnware Cloud está estabelecido sobre os seguintes pilares operacionais:

  • 1. Infraestrutura física.

  • 2. Infraestrutura de TI.

  • 3. Equipamentos, arquiteturas e sistemas de TI, quando aplicável.

  • 4. Pessoas.

  • 5. Processos da organização.

A perda, mesmo que parcial, de um ou mais dos aspectos acima, podem provocar uma interrupção de tal forma que necessite o acionamento do(s) plano(s) de continuidade de negócios da organização.

2. Diretrizes

O processo de gestão de continuidade se desenvolve com base nas seguintes atividades:

  • 1. Identificar através da análise de impacto no negócio (BIA), os processos necessários para a recuperação do negócio.

  • 2. Levantar as condições mínimas de trabalho para cada processo.

  • 3. Identificar os ativos “de negócio” necessários na condição anterior.

  • 4. Definir os responsáveis pelos processos quando em regime de continuidade do negócio.

  • 5. Educar, treinar, conscientizar, comunicar e prover condições para que todos os profissionais compreendam suas responsabilidades perante a continuidade de negócios.

  • 6. Identificar os cenários que podem levar à ruptura do negócio.

  • 7. Elaborar os planos de recuperação operacionais para cada cenário de ruptura de negócio.

  • 8. Testar os planos definidos para garantir o adequado funcionamento de cada um, e suas interações.

  • 9. Produzir relatório do programa de exercícios a fim de analisar criticamente os resultados e identificar melhorias.